segunda-feira, 12 de março de 2012

História de Tupanaci

História contada por Adauto Bezerra

Aos 7 de Dezembro de 1926, a tarde saia da fazenda Poço da Cerca, dois jovens, Antonio Bezerra e Martinho Bezerra, filho da viúva Maria Bezerra. Eles foram para vila de Santa Maria, distrito de São José do Belmonte, onde se casariam no dia seguinte (08/12/1926), pela manhã.Os jovens foram cada um em seus cavalos para pernoitar na vila, onde havia uma novena de Nossa Senhora da Conceição.
A distancia entre a fazenda e o distrito era aproximadamente de uma légua. Ao se aproximarem da vila, tinha que cruzar o rio Pajeú. Ao se aproximarem do leito do rio, avistaram 3 vultos, pois já era noitinha. Antonio que era o mais velho disse: Martinho é a Força! Martinho lhe respondeu, não é não, é os cangaceiros.
Ao se aproximar, defrontaram com Antonio, Livino Ferreira e Curisco, que já conheciam. Eles interrogaram “pra onde eles iam!” Responderam, vamos para a novena e amanhã vai Ser nosso casamento (Antonio/Antonia e Martinho/Constança).
Os cangaceiros afirmaram, se esqueceram de alguma coisa, Voltem; pois ao entrar na vila, não pode sair, Lampião está ai com 70 homens e aconselho que ao chegar na vila, se apresentem ao capitão e diga o que pretende fazer.
Ao chegar na vila, ao longe viram uma lâmpada acessa e muita gente ao redor. Eles se aproximaram da mercearia que era de Joana Luiza, desmontaram dos cavalos e se dirigiram a uma mesa, onde estava Lampião. Eles contaram o que traziam naquela vila. Lampião Falou!
- Já que vocês vão casar amanhã, com certeza tem festa, arrumem comida para os meus cabras, traga o sanfoneiro (Zé Anselmo) e também as suas noivas que vou dançar com as duas.
Depois de ter dançado com mãe e tia tonha, ele pediu aos noivos que levassem elas dali. Sabe-se que eles foram dormir na casa de Chico Cirilo. No dia seguinte, logo ao amanhecer, lampião deu um apito forte, os cangaceiros se reuniram e se dirigiram para Floresta. Depois do casamento , a polícia cercou a vila. Souberam de tudo e os noivos tiveram que matar um boi para dar comida aos soldados e ainda foram chamados de COITEIROS.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Esparamos mais histórias!!!!!!!